sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Curso Nacional de Qualificação de Gestores II

A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) abriu inscrições para alunos do Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS para os estados do Amapá, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O curso tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento de capacidades para a gestão dos diferentes níveis do Sistema Único de Saúde, referenciada na regionalização da atenção à saúde. A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) é responsável pela coordenação da qualificação no estado de Minas Gerais.

O processo seletivo se dará a partir da indicação dos candidatos através dos respectivos secretários municipais e/ou estaduais, pelos secretários adjuntos, superintendentes ou equivalentes e pelos coordenadores regionais de SES ou equivalentes, ou ainda, excepcionalmente, pelo presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), às Bancas de Seleção em cada estado. Os indicados devem encaminhar, até o dia 18 de março de 2011, os documentos exigidos (clique aqui para acessar o edital, verificar a documentação e detalhes do processo seletivo). No caso de Minas Gerais, a documentação deve ser enviada, junto com o comprovante de postagem, para:

Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais – ESP-MG
Núcleo de Tecnologia Educacional
Coordenador: Adriano Gomes Lima
Rua Uberaba, 780 – Barro Preto
Belo Horizonte – MG – CEP 30180-080

As vagas destinam-se a profissionais com diploma de nível superior ou de nível médio, que atuem na área da saúde desempenhando funções na gestão dos serviços e sistemas de saúde, em alguma das seguintes áreas:
• Redes de Atenção à Saúde: Atenção Oncológica, Hemorredes, Urgência e Emergência,
Laboratórios Públicos e outras;
• Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria;
• Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar;
• Programas de Atenção à Saúde;
• Atenção Básica;
• Fundos Municipais e Estaduais de Saúde;
• Vigilâncias em Saúde (epidemiológica, sanitária, saúde do trabalhador e ambiental);
• Planejamento e Programação em Saúde;
• Trabalho e Educação em Saúde;
• Comunicação social, assessoria jurídica, engenharia e arquitetura hospitalar e engenharia
clínica.

Seleção
São ofertadas neste processo seletivo 1858 vagas, divididas entre os quatro estados. Para os profissionais de Minas Gerais, são 502 vagas. O resultado da seleção será divulgado no site www.ead.fiocruz.br e o deferimento final da matrícula está condicionado à efetiva participação do selecionado no encontro presencial realizado em cada estado, com datas estimadas para a partir de 13 de junho de 2011.

O curso nacional é uma ação que faz parte do “Programa Nacional de Qualificação de Gestores e Gerentes do SUS”, desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da através da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Sgtes), com apoio do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS). O curso tem carga horária de 180 horas, sendo 156h realizadas a distância e 24h de forma presencial. Informações adicionais poderão ser obtidas pelo correio eletrônico da EAD/ENSP-Fiocruz: pseletivo@ead.fiocruz.br.

Tutores
O Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS também está recebendo as inscrições para tutores, até o dia 28 de fevereiro. Clique aqui para mais detalhes.

Autora: Letícia Orlandi

Informações deste artigo: Link original para esta notícia:
http://www.esp.mg.gov.br/noticias/curso-nacional-de-qualificacao-de-gestores-ii-2/
Tags:, , , , , , , , ,

Nenhum comentário: