sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS II

CNQGS II
A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) abre nesta quinta-feira (20/01) as inscrições para tutores do Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS. O processo é realizado em conjunto com as Universidades Federais dos Estados do Acre, Rondônia, Roraima e Rio de Janeiro, Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), Instituto de Pesquisa Leônidas e Maria Deane – Fiocruz/Amazonas e com as Secretarias de Saúde do Estado de São Paulo e Tocantins. O curso tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento de capacidades para a gestão dos diferentes níveis do Sistema Único de Saúde, referenciada na regionalização da atenção à saúde. A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) é responsável pela coordenação da qualificação no estado de Minas Gerais.

As inscrições para os tutores estão abertas até o dia 28 de fevereiro. A seleção será feita em duas etapas. Clique aqui para ver o edital e confira a documentação e os requisitos exigidos. A primeira, de caráter eliminatório, consiste na verificação de atendimento às exigências editalícias e análise dos documentos apresentados, efetuadas por uma Banca composta por três membros, sendo dois designados pela Instituição líder de cada Estado e um representante designado pela EAD/ENSP/Fiocruz. A segunda etapa consiste na participação do candidato na Oficina de Formação Inicial de Tutores, estimada para acontecer na cidade de Rio de Janeiro, pelo período de uma semana, prevista para o mês de abril de 2011, de caráter eliminatório e classificatório, de acordo com a avaliação de desempenho nas atividades desenvolvidas na oficina.

Cada candidato também deverá efetivar seu pedido de inscrição via internet, no mesmo período de envio da documentação, ou seja, de 20 de janeiro a 28 de fevereiro de 2011, por meio do preenchimento da ficha de inscrição disponível no endereço eletrônico correspondente ao Estado. Para Minas Gerais, clique aqui. A mensagem “Pedido de inscrição realizado com sucesso” deverá ser impressa pelo candidato imediatamente após o preenchimento da respectiva ficha de pedido de inscrição.

Para efetivar as inscrições, os candidatos devem enviar os documentos exigidos para a ESP-MG (Rua Uberaba, 780 – Barro Preto – Belo Horizonte/MG Cep: 30180-080). É exigido o comprovante de postagem dos documentos, fornecido pelos Correios. O candidato somente será considerado efetivamente inscrito para participar do processo seletivo após ter efetuado ambos os procedimentos – postagem dos documentos exigidos e inscrição on-line bem sucedida, desde que os documentos tenham sido regularmente recebidos pelas Instituições de Ensino dos Estados do Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

“O curso foi planejado por regiões. A ESP-MG, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional, representa Minas e atua como coordenadora estadual e pedagógica de todo o processo, participando inclusive da seleção de tutores e alunos, bem como acompanhando o rendimento dos participantes”, explicou o coordenador do processo pela Escola, Adriano Lima. A Qualificação de Gestores do SUS é uma ação que faz parte do “Programa Nacional de Qualificação de Gestores e Gerentes do SUS”, desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da através da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Segtes), com apoio do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS). O curso tem carga horária de 180 horas, sendo 156h realizadas a distância e 24h de forma presencial. Informações adicionais poderão ser obtidas através do endereço eletrônico pseletivo@ead.fiocruz.br.

Calendário
Publicação do Edital de Seleção de Tutores e início das inscrições: 20/01

Encerramento das inscrições – Edital de Seleção de Tutores: 28/02

Bancas de Seleção de Tutores: 14 a 25 de março (pós-carnaval)

Divulgação da lista provisória de Candidatos a Tutor selecionados para a 2ªetapa: 01/04/2011

Prazo para Recurso dos Candidatos: 04 e 05 de abril de 2011

Divulgação da Lista Final de Candidatos a Tutor selecionados para a 2ªetapa: 06/04/2011

Oficina de Formação de Tutores (2ªetapa da seleção): 25 a 29/04/2011 no Rio de Janeiro

Autora: Letícia Orlandi

Nenhum comentário: