sexta-feira, 12 de março de 2010

Entrevista: Oficina supera expectativas


...O coordenador estadual do pólo Minas Gerais e coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional da ESP-MG (NTE) Adriano Lima enfatiza a importância da regionalização da Oficina. “O curso regionalizado proporcionou a criação de laços entre os participantes e permitiu que conseguíssemos passar a lógica de trabalho e a forma de atuação. Tivemos mais de 700 inscrições e tínhamos 500 vagas. Foi uma superação”. Sobre o curso que está previsto para início de maio, Lima afirma que a iniciativa possibilitou maior experiência à Escola. ”Só da ESP-MG, foram 21 tutores que participaram deste evento. É um trabalho super inovador porque amplia as ações da ESP-MG “.

segunda-feira, 8 de março de 2010

ESP-MG inicia 1ª Oficina de Formação de Tutores


Minas Gerais foi o único estado a ter uma Escola de Saúde escolhida para coordenar essa iniciativa, ao contrário do Rio de Janeiro em que a coordenação está sendo realizada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e, em São Paulo, pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap). É o que explica o coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional da ESP-MG e também coordenador Estadual do Programa Nacional, Adriano Lima. “É uma ação em que a Escola ganha visibilidade principalmente no atendimento a suas ações educacionais. Isso demonstra a importância que temos não só para o Estado, mas também na formação de uma educação permanente”.

Para o superintendente de educação da ESP-MG, Thiago Campos Horta, a ENSP, com a sua política integradora, encontrou na Escola uma grande parceira não só nesse curso, mas também em outros espaço. “Esse curso vem consolidar a Escola, por meio do ensino a distância e também pelo compromisso com a formação de profissionais para o SUS”, defende.

Durante o encontro, o coordenador nacional da iniciativa, Walter Mendes, defendeu o uso das tecnologias da informação no processo de capacitação de recursos humanos para o SUS e destacou a participação da Escola. “Foi a educação a distância que possibilitou a ENSP exercer a sua missão e, com certeza, também fazer com que a Escola de Saúde de Minas se fortaleça e cresça ainda mais nesse processo”, explica.

Autora: Daniela Venâncio